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Como preparar um lançamento de sucesso

Este é um grande momento para o autor, é o coroamento de anos de trabalho, empenho e dedicação, o lançamento da publicação do seu livro. Aqui vão algumas boas dicas para quem está se planejando para o lançamento de seu livro.

1. Não se antecipe. Espere os livros chegarem.

É comum o autor dar início à produção do livro e já querer marcar a data de lançamento; isso não é recomendável, já que se algo atrasar o autor perderá a data. Há muitas etapas na produção de um livro que podem sofrer atrasos, seja uma demora ou releitura do autor na obra, seja a entrega dos livros via transportadora ou Correios, greves, problemas climáticos, muita coisa pode acontecer nesses intervalos, por essa razão o mais prudente é receber o livro e apenas depois marcar o lançamento. Geralmente, 15 a 20 dias são mais que suficientes para enviar os convites do lançamento para os convidados.

2. O lançamento precisa ser perto do público do autor.

Esse é um item importantíssimo, principalmente para quem mora nas grandes capitais e sofre com problemas crônicos de mobilidade. Lançar o livro em uma grande livraria na Av. Paulista, em São Paulo, será ótimo se o seu público não estiver do outro lado da cidade ou mesmo em algum município vizinho. Preferencialmente, vá onde seu público está, isso aumentará as chances de sucesso do seu evento.

É importante que o autor também valorize o seu patrocinador, afinal, não é todo dia que conseguimos alguém para patrocinar nossos sonhos.

3. Quem vai ao lançamento?

Alguns autores imaginam que no lançamento do seu livro as pessoas que estão de passagem na livraria vão participar do evento e quem sabe até comprar o livro, isso pode acontecer? Pode, mas é exceção da exceção; na prática, quem vai ao lançamento e participa são os amigos e familiares do autor (isso não vale para os famosos, claro!), sempre foi assim. O lançamento de um livro não deixa de ser uma celebração, o autor está apresentado ao seu público mais próximo sua nova criação. Deve ser um momento de alegria, pois nesse momento ele estará apresentando uma parte do seu legado.

4. Quantas pessoas deverão ser convidadas?

Tem uma conta simples que é bem genérica, mas que serve como parâmetro: convide 200 pessoas; poderão ir 100 e, provavelmente, serão vendidos de 50 a 70 livros. Outro detalhe importante: se o local comporta 100 pessoas, como lançamento de livro é um evento com certa rotatividade, o espaço poderá comportar até 150 pessoas.

Estante de livros com fomato de cabeça
É preciso organizar bem o seu lançamento.

5. A livraria é o melhor lugar para o lançamento?

Depende. Como funciona a livraria? A princípio, ela tem interesse, mas vale informar que toda a venda auferida do lançamento, 50 ou 60% ficará com ela e, certamente, a parte do autor será paga após 60 dias. Geralmente, isso é acordado no contato inicial entre livraria e autor. O autor é quem poderá avaliar o custo x benefício. Outra opção é recorrer a algum espaço cultural do bairro ou cidade, geralmente, as secretarias de Cultura costumam ter espaços dedicados a eventos; nesse caso, toda a venda auferida fica com o autor.

6. O que deverá ser servido aos convidados?

Apesar de ser uma celebração, esse tipo de evento não precisa, necessariamente, ter um custo alto, afinal, as pessoas não costumam ficar por muito tempo, em média ficam entre 40 e 50 minutos. Costuma haver certo rodízio de pessoas, por esse motivo alguns servem um vinho, refrigerante, água, biscoitos ou salgadinhos. Mas caso o seu lançamento esteja atrelado a outro evento, como uma palestra, workshop etc. os itens citados podem ser dispensados. Você também pode contratar um garçom ou solicitar aos mais próximos que sirvam os convidados.

Gretchen faz homenagem à irmã, Yara Miranda, no lançamento do seu livro, em Vila Velha
Gretchen faz homenagem à irmã, Dra. Yara Miranda, no lançamento do seu livro,
publicado aqui, pela Editora Lux.

7. Lançamento na Bienal do Livro vale a pena?

Investir todos os seus esforços para um lançamento em uma Bienal do Livro pode ser arriscado. Geralmente, as bienais ficam em locais onde se exige certo deslocamento, o que pode dificultar a ida do seu público-alvo até lá; além disso, a entrada é paga. Portanto, sugerimos que o lançamento em bienais seja apenas um plus, mas que seja focado onde está o seu público.

8. Como deve ser a divulgação do livro?

Atualmente, o melhor canal para divulgação do autor são as redes sociais. A Editora Lux fornece aos seus autores um excelente material digital para divulgação.

9. Quanto deve ser o valor do Livro no dia do lançamento?

O preço deverá ser o mesmo praticado fora do evento. Caso o autor queira, pode ser concedido um desconto no dia do lançamento. Como a composição do preço envolve muita coisa (custo unitário – determinado pela tiragem, público-alvo, margem de comercialização etc.), a Editora Lux poderá auxiliar o autor na hora de definir o valor.

10. Posso arranjar um patrocinador?

É o ideal, tanto para publicação como para o evento. Uma pessoa física ou jurídica que patrocina um evento cultural é sempre bem vista pelo público, é um negócio onde todos ganham. É importante que o autor também valorize o patrocinador, afinal, não é todo dia que conseguimos alguém para patrocinar nossos sonhos.

No vídeo, um exemplo de lançamento com debate

Crédito do vídeo: Canal Contra.o.Acordo Ortográfico
Um exemplo de lançamento com debate foi do livro "Acordo Ortográfico: Um Beco com Saída" de Nuno Pacheco. Com Artur Anselmo (Academia das Ciências de Lisboa), Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Guilherme Valente (editor daGradiva Publicações, S.A.) e de Nuno Pacheco. Realizado em 22 de Julho de 2019 na livraria Buchholz em Lisboa. Sugerimos que assista.
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