Há quem fale que a memória é o elo com o passado, é afetiva, é mágica; que a memória é um absoluto, que a memória é muito mais um voltar-se para o futuro na ânsia diária da ressignificação do presente. Há quem complemente essa afirmativa acrescentando lugares, personagens, acontecimentos que dão materialidade às efemeridades da vida. A obra de Cadu Marques busca os motivos de sua poética em personagens reais, lugares de memória reais e no conjunto de significações simbólicas construídas a partir da relação com esses elementos no transcurso do tempo/lugares em que habitou. É possível sentir a terra batida, o cheiro do café, a ambiência da casa do forno, que também é um lugar de troca de saberes remotos e das trivialidades de personagens que existem e resistem na troca de afetividades. A verdade é que a obra A memória como tradição e as invenções de uma vida reitera o lugar da afetividade, construída à base da memória, como um lugar de resistência de uma ancestralidade visualizada no cotidiano, nas coisas mais triviais. Cadu Marques costura memórias curtas, mas não menos vivas, que vão desde o olhar sensível para a paisagem, passando pela descrição de lugares e a afetação que o cotidiano desses personagens causa, assim como o inefável, e muitas vezes pouco compreendido, sentimento do amor. Cadu Marques não se coloca na bolha do autor impactado, poeticamente, à distância, e se vê como personagem, abrindo a possibilidade de um compartilhamento de suas subjetividades, tornando o leitor também partícipe da paisagem apresentada. É impossível não visualizar, em seus doze fragmentos memoriais, as nossas vivências e experiências pessoais.
Gilberto Martins, ator e professor