Uma obra que tem como principal objetivo discutir as práticas acadêmico-administrativas cotidianas nas IES em distintos contextos e aplicações. Intitulado Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior em meio à(s) crise(s): Práticas Acadêmico-Administrativas Cotidianas nas IES, este livro é composto por uma coletânea de textos escritos pelo Professor Doutor Malverique Neckel, Gestor Educacional e Consultor da EDUFOR Consultoria, na cidade de Fortaleza, Ceará, o qual conduz os leitores às várias nuances administrativo-acadêmicas que fazem parte do dia a dia das instituições.
Este trabalho mostra as novas formas de gerenciar uma IES em um contexto de contínuas, intensas e constantes transformações socioculturais, políticas, econômicas e educacionais que impactam a rotina das instituições. Destaca-se que o livro não é indicado e nem possui linguagem própria das ciências administrativas, também não é objetivo discutir gestão acadêmica sob este olhar. Tratamos de abordar questões, experiências e fatos que dizem respeito à rotina das IES e o seu funcionamento.
Além disso, buscamos lançar nosso olhar para as diversas crises enfrentadas pelas instituições, incluindo aquelas resultantes da COVID-19 no ano de 2020. São textos que procuram de forma clara, didática e objetiva expor e fomentar a reflexão sobre os aspectos que permeiam a complexa conjuntura da gestão educacional e os diversos problemas que fazem parte deste mundo tão fascinante, que é o Ensino Superior e suas múltiplas nuances.
Por fim, é importante destacar que se trata de um livro construído para um público muito bem definido: gestores, coordenadores e técnicos já inseridos no Ensino Superior ou, ainda, para aqueles empreendedores que têm o interesse em investir nesta área tão dinâmica. Procuramos, portanto, problematizar e refletir sobre os vários aspectos que se propõem como ferramentas e elementos estratégicos essenciais para compor o planejamento nas IES, em especial, as privadas.