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O Mercado Editorial

Ainda temos um mercado editorial forte, pujante e diversificado. O mercado editorial vem se recuperando dia a dia, mesmo depois de duas grandes livrarias pedirem recuperação judicial, a notícia de retomada de crescimento vem como um alento.

Segundo o Sindicato Nacional de Editores de Livros, o mercado editorial manteve o crescimento de 2017. No primeiro semestre de 2018 houve um crescimento de 5,2% e quase 10% em faturamento em comparação a 2017.

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2018, um ano difícil para trabalhar

Os números vêm como um alento depois da crise das livrarias Saraiva e Cultura, que têm enfrentado sérias dificuldades financeiras e, consequentemente, problemas em honrar seus pagamentos com as editoras e fornecedores.

Houve também algumas causas macroeconômicas em 2018, como a Copa do Mundo de Futebol, a greve dos caminhoneiros, as eleições e outros desacertos e instabilidades governamentais. Contudo, o mercado tem se ajustado a essas dificuldades. Os leitores querem ler, as editoras e as livrarias, vender.

O autor independente que precisa do seu livro para promover o seu trabalho, publicar os seus textos ou suas memórias, não depende de megas livrarias para vender o seu livro...

Mas o momento hoje, 2019, é de expectativa de continuidade do crescimento.

Outro mercado

Paralelo a esse mercado, mas não alheias aos impactos econômicos, as editoras que trabalham com os autores independentes não sofreram tantos impactos negativos, pois essas empresas e seu público não dependem diretamente das grandes livrarias.

O autor que precisa de um livro para promover o seu trabalho ou para publicar os seus textos ou suas memórias não carece e não depende de megas livrarias para divulgar o seu trabalho, já que o seu propósito é a venda direta dos livros ou via editora. Por conta disso, esse segmento não sofre tanto com a crise. Se houve algum impacto, este se deveu, basicamente, conforme falamos anteriormente, a contextos macroeconômicos.

Com as redes sociais e um bom suporte de uma editora, o autor consegue levar longe o seu livro, sem falar nas plataformas online para e-books.

Conclusão

Há ótimas expectativas para que o mercado editorial continue crescendo. As editoras mais ágeis e mais eficientes encontrarão uma ótima oportunidade para esse crescimento.

Diálogos na USP - Sobre o Mercado Editorial

Créditos: Canal Diálogos na USP
Para falar sobre a crise no Mercado Editorial, o Diálogos na USP recebeu Plinio Martins Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, ex-presidente da Editora da USP e Edusp.
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