logo da editora lux

O papel reciclado no livro vale a pena?

A reciclagem de qualquer produto é sempre bem-vinda diante de uma sociedade de consumo exorbitante como a nossa, mas no caso específico do papel reciclado para o livro até onde vale a pena?

Há um limite para a reciclagem do papel?

Sim, geralmente a fibra do papel somente pode ser reaproveitada até a terceira reciclagem. A fibra de celulose, como todo componente orgânico, não é eterna, ela se desfaz à medida que vai reagindo a novos processos químicos.

Descrição da foto
Papel Reciclato, um dos tipos que são viáveis para a impressão do livro.

O custo do papel reciclado

Contrariando o senso comum, o papel reciclado não é mais barato que o papel branco, pelo contrário, em alguns casos chega a ter um custo de mais de 30%. Dessa forma, o valor do livro também aumenta. Isso se dá porque para reaproveitar a celulose dos mais diferentes tipos de papéis, é necessário muito mais energia e produtos químicos.

Vale a pena usar o papel reciclado?

Depende da finalidade do projeto. Em alguns casos, fica muito bom, dentro de um contexto ou proposta do livro, mas, na maioria das vezes, para livros técnicos e de literatura, os papéis usados normalmente atendem perfeitamente.

Contrariando o senso comum, o papel reciclado não é mais barato que o papel branco, pelo contrário, em alguns casos chega a ter um custo de mais de 30%.

O papel amarelado que vejo em alguns livros é reciclado?

Não, esse tipo de papel foi desenvolvido especialmente para a indústria editorial. Na época, há mais de 30 anos, a Suzano Cia. de Papéis resolveu investir nessa linha de papéis chamado de “pólem” devido a muitos leitores relatarem certo desconforto visual (fotofobia) com os papéis brancos (linha alta alvura) devido ao excessivo contraste entre o fundo branco e o texto em preto. Foi percebido também que os livros antigos, com papéis mais amarelados pelo tempo, causavam a esses leitores mais conforto na leitura. Resumindo: os papéis amarelados surgiram de uma necessidade percebida pela indústrias de papéis. Hoje temos várias empresas que produzem esse tipo de papel.

Conclusão

Atualmente, apesar dos avanços na reciclagem do papel, economicamente ele ainda não se tornou tão viável para a indústria editorial a ponto de ser adotado como padrão, considerando que para uma grande maioria dos leitores a preferência é ainda pelo papel branco.

Se você está pensando em usar o papel reciclado em sua obra, esperamos que esse texto o ajude na decisão.

Veja o vídeo sobre reciclagem de papel

Créditos: Canal ViverSustentavel no Youtube
Ícone do WhatsApp
Validação do HTML5 W3CValidação do CSS W3C