Educação Infantil Como Fase Crucial Para o Desenvolvimento Integral das Crianças da Escola Comunitária Rainha dos Anjos da Cidade de Itabuna, Bahia
A Educação Infantil, reconhecida desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a etapa inicial da educação básica tendo como meta assegurar o crescimento das crianças em seus aspectos físicos, sociais, cognitivos e psicológicos. A Educação Infantil tem sido considerada a partir de um conceito mais educativo e deve incluir atividades que despertem o desejo das crianças para a escola. Desta forma, este trabalho teve como objetivo analisar como as atividades da rotina da educação na primeira infância contribuem para o desenvolvimento da criança em seus aspectos físicos, sociais, cognitivos e psicológicos na Escola Comunitária Rainha dos Anjos, na cidade de Itabuna-BA, Brasil. No encaminhamento metodológico foi utilizada a pesquisa qualitativa com desenho fenomenológico.  Através de instrumento de observação dos participantes, que foram registradas em diários de campo e registro fotográfico e entrevistas semi-estruturada com professores e a coordenadora da instituição. Conclui-se que as atividades propostas desenvolveram a atenção, a autonomia, a identidade, a criatividade, a concentração, a linguagem, a coordenação motora e ampliaram a interação social. Pode-se constatar que as atividades da rotina, quando bem organizadas, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, além de nortear o trabalho dos professores.